Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vida a dois




“Relacionamento é complicado”, todo mundo diz. Mas alguém já parou pra pensar por quê? Tem gente que se conforma, diz que é assim porque simplesmente é assim, homens e mulheres são diferentes, mulheres são complicadas, homens são canalhas por natureza, mulheres são ciumentas demais, homens não podem ver mulher bonita sem ficar animadinhos, e por aí vai.

O problema é que muita gente pensa que está se relacionando só com o parceiro. Doce ilusão. Primeiro, estamos nos relacionando permanentemente com nós mesmos. Se este relacionamento não funcionar, nada mais vai. Quanto mais praticarmos o autoconhecimento, mais brandas serão as conseqüências – sim, porque todo relacionamento produz conseqüências. Depois disso é que vem o relacionamento com o parceiro. 

Saber se relacionar é quase uma arte – muito mal praticada nos dias de hoje, por sinal. Por que é tão difícil agir com bom senso? Por que é tão difícil compartilhar a vida? Ceder não deveria ser tão complicado. Ouvir o outro e considerar sua opinião não deveria ser um desafio. Relacionamento não pode ser sinônimo de insegurança.

Para um relacionamento funcionar, é preciso pensar no outro. É preciso reconhecer que o mundo, infelizmente, não gira ao nosso redor. Precisamos saber aceitar o outro da maneira que ele é. “Gosto de ti mas não gosto teu jeito sonhador”, “gosto de ti mas não gosto da tua vaidade”. Ora, ou tu gosta ou tu não gosta da criatura. Se tu é casado com uma mulher sonhadora, não pode reclamar que ela vive nas nuvens. Se tu namora um cara vaidoso, é melhor aceitar ou então partir pra outro. Não tente mudar o jeito do seu parceiro. Ele não tem obrigação nenhuma de deixar de ser como é só para satisfazer caprichos alheios. 

Ame, não seja amador.

Um comentário:

  1. Homens são canalhas? Concordo que vários são, mas generalizando, discordo! As exceções estão por aí. E elas rezam para que, um dia, o diálogo deixe de se tornar uma via de mão única. Viva a resistência!

    ResponderExcluir