Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

As coisas que te dizem




Todo mundo tem algo pra dizer. Todo mundo tem uma opinião a respeito de tudo. Mas você já parou pra pensar nas coisas que andam te dizendo por aí? Nem sempre a gente gosta do que ouve. Nossos ouvidos são acostumados a ouvir (só) o que querem. Mas é sempre bom prestar atenção nas idéias alheias, pois, de tempos em tempos, precisamos rever nossos conselhos.

Se te dirigem palavras ofensivas, até meio raivosas, é porque essa pessoa realmente se importa contigo. Ela só quer te alertar de alguma coisa, é uma pessoa que quer desesperadamente te ajudar – mesmo não sabendo como. Dessa forma, ela usa palavras rudes pra se fazer notar com mais facilidade, com maior urgência. A intenção dessa pessoa não é magoar, é socorrer.

Já as críticas disfarçadas de opiniões construtivas, ou seja, as palavras que são para xingar delicadamente, geralmente são de pessoas que não estão nem um pouco preocupadas conosco. As pessoas que amenizam suas palavras rudes são aquelas que estão pensando só em si, que se preocupam mais em se mostrar como são educadas do que realmente ajudar.

Quando se trata de elogios, quando recebemos um, certamente é por algum tipo de interesse pessoal. De novo, é a pessoa que quer estar bem perante o outro, mostrando toda a sua (falsa) bondade. Porque quando realmente merecemos um elogio, a gente não precisa deles. A nossa própria consciência é melhor dos elogios.

As palavras de que eu mais gosto são os incentivos. São eles que nos dão a coragem que não temos. É o empurrãozinho que falta, o despertar da motivação adormecida, a idéia que se acende, o olhar que brilha, o nó que desata e desencadeia a felicidade. Incentivos são aqueles que têm o poder de transformar vidas.

E incentivo está intimamente ligado com a meritocracia, tão esquecida nos dias de hoje, infelizmente. É o fazer-por-merecer, que está caindo no desuso. É uma pena nossos ouvidos preferirem ouvir o que é mais fácil assimilar à ouvir o que pode fazer diferença.

E você, que palavras anda ouvindo? Quem você tem lido?

Às vezes o silêncio é melhor que muito blá-blá-blá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário