Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aham, sei!


Dizem que as coisas são “assim” porque são assim mesmo. Se ele se desculpar dizendo que não poderá sair hoje à noite porque está indisposto, é porque está indisposto. Se ele estiver irritado com o trabalho, é porque está irritado com o trabalho. Se ele disser que te adora, é porque realmente te adora. Aham, sei! O problema é que nós mulheres não nos contentamos só com as palavras: estamos atentas a todos os sinais do queridão.

Ele telefonou inesperadamente no meio da tarde. Tava todo animadinho, falando pelos cotovelos. Um entusiasmo além da conta. “Mas que felicidade toda é essa?”. “Nada, to alegre só”. Só? Aham, sei.

Ele mandou uma mensagem de manhã cedo, mas foi bem seco, não tinha nem “beijos” no final. Ela telefonou pro trabalho dele, mas ele nem prestou atenção no que ela falou. Só dizia “sim”, “não” e vários “tá”. Teria ele ficado monossilábico? Mordeu a língua? Dor de garganta? Ela não se agüenta e pergunta o que está havendo. E ele veio com um “Nada, tudo tranqüilo”. Aham, sei!


Existem certos sinais que só nós mulheres temos a capacidade de perceber. Mudez repentina, ansiedade incomum, alegria excessiva, distração súbita, bocejos repetidos e opa, de onde saiu essa olheira? E porque tá tão bem vestido hoje, vai aonde? Somos mestres em traduzir esses comportamentos. Interpretar certos gestos, atitudes e silêncios incomuns é com a gente mesmo!

Eles disfarçam muito mal. Se ele está felizão demais, é porque alguma coisa que ela ainda não sabe – mas vai descobrir, ah se vai! – aconteceu. Se está calado demais, é porque está escondendo alguma coisa. (aiii será que ele quer terminar?). Se ele está carinhoso demais, só pode ser consciência pesada (o que esse safado anda aprontando, hein!?). Se mandou flores então, é porque está querendo alguma coisa. Eles dizem que é tudo coisa da nossa cabeça. Aham, sei!

Nós mulheres somos generalistas demais, eu reconheço. O mundo não gira ao nosso redor e nem tudo que acontece temos que interpretar como um “sinal dos céus” enviado especialmente pra gente. Mas é muito difícil não ficar alerta com qualquer pequena alteração. Somos mais inseguras num relacionamento, é fato. Mas fazer o que se eles não nos passam segurança?

Os homens não podem dar espaço pra muitas dúvidas. Caso contrário, é desconfiança na certa. Bons moços? Aham, sei.

Um comentário: