Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A audiência (?) do Fantástico


A audiência (?) do Fantástico

O Fantástico, desde o seu surgimento nos anos 70, sempre foi líder absoluto de audiência. Porém, nos últimos anos, esse painel já não se configura mais assim. O programa vem perdendo a preferência dos brasileiros e começa a preocupar a sua emissora.

Há muitas teorias sobre a crise que o Fantástico vive hoje e a mais plausível nos remete ao próprio formato do programa, que há muito deixou o jornalismo sério de lado e privilegia cada vez mais o entretenimento fácil. Atualmente, a edição do programa se baseia em reportagens com alta carga de futilidade, enlatados da BBC e reality shows sem graça, caindo nessa mesmice.

Além disso, é importante ressaltar a culpa da internet nessa questão. Hoje, a tendência da informação é a INSTANTANEIDADE, e o Fantástico, como “revista SEMANAL eletrônica”, acaba perdendo a sua função. O programa, assim, acaba simplesmente repassando as notícias que ocorreram durante a semana (muitas vezes pesquisadas na própria internet e até mesmo nos “Trending Topics” do Twitter), não trazendo nada de novo.

Se não fosse suficiente, ainda é prejudicado pela guerra descarada por audiência da tv. Esse problema não se resume somente à competição na faixa horária, com o humorístico Pânico na TV ou o familiar Programa do Gugu, mas também ao fato de que toda sexta-feira o Câmera Record “quebra as pernas” do Fantástico, apresentando matérias sobre o mesmo assunto que este iria apresentar no domingo. De novo, notícia repetida, ninguém mais quer ver, pois não tem nada de "fantástico".

2 comentários:

  1. Por isso eu só vejo os canais de filmes, e de vez em quando um documentário esperto. :p

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, com o logo do Fantástico de cabeça para baixo.

    ResponderExcluir