Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Eduardoemônica



E como não falar de amor nesse dia dos namorados?

O “clipe” da música Eduardo e Mônica feito pela Vivo conseguiu traduzir em imagens toda a delicadeza de um relacionamento, já antes bem retratado pela letra. Afinal, que mágica é essa que rege as nossas relações, que mistério está por trás do briga-e-separa-e-volta nas nossas vidas?

Vou ter que confessar. Esse vídeo me ganhou. Escrevo há tanto tempo sobre relacionamentos, mas nunca consegui os descrever tão bem. Para mim, a chave da questão está na “idade” do Eduardo e da Mônica. Tudo bem que na letra ela é mais velha que ele. Mas, se pararmos pra pensar, os homens são sempre mais novos, independentemente da idade cronológica.

Me explico. Nós mulheres somos sempre mais maduras, mais decididas. Os homens são uns bobos, infantis. E não pensem que estou reclamando, só estou tentando analisar esse ponto de vista.

É possível perceber essa diferença já nas séries iniciais do colégio. As gurias são sempre mais espertas, mais centradas, e os guris, são muito imaturos, crianças.
No início do vídeo, por exemplo, pode-se notar que é a Mônica quem percebe a troca de aparelhos. É mais esperta. Além disso, é ela quem toma a iniciativa de ligar pra ele. Atitude.

As mulheres são mais resolvidas. Os homens, mais inseguros. Mônica não deve nada pra ninguém, sabe se divertir, faz o que bem entende da vida. Aliás, ela entende bem da vida. Já o Eduardo precisa da mãe para levantá-lo da cama e da sua aprovação para ficar até tarde fora de casa. Mônica tem um vasto repertório, gosta de Godard, fala sobre o Planalto Central, magia e meditação, coisas sobre o céu, a Terra, a água e o ar. Eduardo gosta de novela, videogame e de brincar com seu avô.

As mulheres pensam mais no futuro, fazem planos mais ousados. Embora tenhamos a cabeça nas nuvens, nada nos impede de ter os pés no chão. Os homens são mais práticos, preferem metas – mais fáceis de cumprir – a sonhos – mais complicados de realizar.

Mas toda essa diferença entre homens e mulheres não os impede de ficar juntos. Mesmo ela sendo de leão e ele tendo dezesseis. Homens e mulheres (sem querer discriminar ninguém) são atraídos feito imãs um para o outro. Têm aquela vontade louca de se ver, que só aumenta com o tempo, como tem que ser.

Essa diferença provoca uma troca muito grande entre os dois. Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia, teatro, artesanato e foram viajar. O Eduardo completa a Mônica e vice-versa. No fim, um precisa do outro. Um não consegue viver sem o outro. Nem a maior das brigas ou a maior das dificuldades é suficiente para separar a força que os une. Porque por trás de todo relacionamento tem uma mágica que mantém os casais unidos.

E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?...

Um comentário: