Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aniversariar

Me deprimo em aniversários. Não, em aniversários não! Só no meu! Acho que não sei comemorar. O que se faz realmente nesse dia? O que faz dele tão especial assim? Hoje faço 21 e ainda não descobri. Quantas datas dessas precisarei para compreender o sentido da comemoração?

Sem querer ser óbvia, a cada aniversário estamos ficando mais velhos, e não vejo motivo para celebrar. O passar dos anos não necessariamente significa que ficamos mais sábios ou ajuizados. Não significa que crescemos como pessoas ou que saibamos tomar melhores decisões. Não quer dizer que somos mais experientes.

Se é uma data para parar e repensar tudo o que vivemos até aqui, eu até gosto da idéia. Mas assim como lembramos os acertos, com certeza também podemos lembrar os erros. Ficaremos sorridentes ao lembrar aqueles momentos de alegria singular, mas também vamos ficar tristes com aqueles maus momentos. E isso nós podemos fazer a qualquer hora. Todos os dias. Ou também no ano-novo, que eu acredito ser a melhor ocasião.

Certamente alguém está se perguntando pelos presentes. Assim como tem o lado bom, tem o lado ruim. Ganhamos presentes de familiares distantes, que só se lembram da gente nesse dia. Têm o ano todo para dar um telefonema que nunca é feito. Parece que usam o aniversário como desculpa; parece que o presente é uma desculpa. Assim eu não gosto!

Também já ouvi falar que com o passar do tempo os presentes vão diminuindo. Não é o meu caso – ainda! – mas é mais um motivo para “entristecer” nesse dia. Fora aqueles presentes que não gostamos ou nunca usaremos.

Não, não sou pessimista. Só não gosto de fazer aniversário. Não gosto de pensar no que vem pela frente. Gosto de viver o hoje. Ninguém se define pela data do aniversário e sim pelo o que acontece antes e depois dela. A gente acorda e dorme normalmente, como qualquer outro dia.

Um comentário:

  1. E sempre tem alguém importante que acaba esquecendo o teu aniversário! Mesmo com todas as modernidades de aviso no celular, orkut, twitter, agenda eletrônica...

    ResponderExcluir